Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

09 janeiro 2009

Jornal “O Despertar” começa a aplicar acordo ortográfico


O mais antigo jornal de Coimbra, "O Despertar", adoptou no início do ano a grafia do novo acordo ortográfico que, no dia 1 de Janeiro, entrou em vigor no Brasil, destaca o semanário na primeira página da última edição.


Em declarações à agência Lusa, o director daquele semanário, Linho Vinhal, explicou que, "estando em perspectiva a entrada em vigor do acordo a curto prazo, seria útil e dentro do papel da comunicação social ir habituando os leitores a uma grafia que boa parte das pessoas vai estranhar".


"É uma forma de nos irmos adaptando e de efectuarmos uma transição de forma lenta, que prevejo ter outra aceitação junto do público", acrescentou o responsável, adiantando que a alteração "resulta também do aproveitamento de uma equipa de profissionais do jornal que gosta de inovar".


Fundado a 02 de Março de 1917, "O Despertar" assume-se como um jornal republicano na "defesa intransigente dos interesses legítimos de Coimbra - cidade, concelho, distrito e região".


Segundo o Lino Vinhal, a nova grafia será usada apenas em termos de redacção, tanto por parte dos jornalistas como pelos colaboradores, devendo, em breve, os textos publicitários acompanhar a mudança.


"Vamos esperar pela reacção do público e quando a nova grafia estiver interiorizada pelas pessoas os anúncios vão também ser redigidos de acordo com o novo acordo ortográfico.”


In Público
 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki