Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

27 maio 2021

Agenda da Juventude para a Saúde 2030

O Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), publicou a Agenda da Juventude para a Saúde – 2030.

Este documento foi construído através da auscultação realizada junto dos jovens, através de grupos focais, questionários, debates em meio escolar e debates públicos através de webinars promovidos pela DGE e levados a cabo entre 6 e 9 de abril.

Deste processo de construção e audição dos alunos e alunas, saiu o documento que revela as propostas para uma infância, juventude e sociedade futura mais saudável, organizados em quatro níveis:

- o acesso a informação e formação em saúde promotora de comportamentos saudáveis;
- a garantia de acesso a cuidados de saúde;
- o fomento de ambientes saudáveis e
- a participação das crianças e jovens na definição e avaliação de intervenções em saúde.

A promoção do bem-estar físico e psicológico, a educação para a sexualidade, a prevenção do tabagismo e do consumo de álcool, a promoção da alimentação saudável e da atividade física, e a prevenção da violência (incluindo o bullying e cyberbullying) foram os temas mais destacados pelas crianças e pelos jovens que participaram nos vários momentos de consulta.



 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki