Atualmente, fazem parte da IHRA 33 países membros, um observador e 8 de ligação. Todos estes países reconhecem que a política internacional é imperativa para fortalecer o compromisso moral das sociedades e combater a crescente negação do Holocausto e o antissemitismo. O currículo português integra estas problemáticas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de História no 9.º ano, História B, no 11.º ano, e História A, no 12.º ano, bem como na nova disciplina de oferta de escola do 12.º ano, História, Culturas e Democracia.
Em Cidadania e Desenvolvimento é igualmente de muita relevância a abordagem desta temática no domínio dos Direitos Humanos, de acordo com a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, e a necessidade de promover o respeito pelo Outro numa sociedade que ser quer inclusiva promotora da igualdade, da democracia e da justiça social.
Para apoio no ensino desta temática, a DGE divulga um conjunto de linhas orientadoras emanadas pela IHRA que enriquecerão o ensino sobre o Holocausto, nas dimensões pedagógico-didáticas e que reforçarão o conhecimento Histórico sobre estes acontecimentos e períodos da História da Humanidade: