Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

05 dezembro 2019

Dia Internacional do Voluntariado

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Voluntariado, uma efeméride estabelecida, em dezembro de 1985, pelas Nações Unidas, que tem por objetivo incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

O voluntariado é um ato de cidadania que se traduz num conjunto de ações de interesse social e comunitário realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade.

A Educação para o Voluntariado insere-se como um dos 17 domínios previstos na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) e pretende que as crianças e jovens sejam, de forma precoce, constante e progressiva, chamados a desenvolver atitudes de cidadania em prol do outro, o que implica, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, a necessidade de conhecimentos, de capacidades fundamentais e de atitudes e valores que apoiem escolhas criteriosas e informadas e promotores do bem-estar, no presente e no futuro.

A DGE comemora o Dia Internacional do Voluntariado com o lançamento de um folheto de informação sobre o Voluntariado.

Folheto
 
 
 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki