Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

02 junho 2010

"Oficina de Pais"

Pelo segundo ano consecutivo a BE/CRE promoveu a dinamização do Projecto “Oficina de Pais”, aberto a todos os Encarregados de Educação e Assistentes Operacionais do Agrupamento de Escolas e Jardins-de-Infância D. Joana de Castro.

A ideia para a proposta desta formação surgiu da necessidade sentida relativamente à falta de formação de muitos encarregados de educação, na área da informática, o que não lhes permitia apoiar os seus educandos na exploração de suportes informáticos. Uma nota informativa foi entregue a todos os pais e/ou encarregados de educação dos alunos do nosso Agrupamento através dos Directores de Turma, Professores do 1º Ciclo e Educadores de Infância. Os docentes foram inteirados dos objectivos do projecto e foi-lhes solicitado que motivassem a ida dos pais à reunião geral, convocada pela Associação de Pais, onde o projecto seria apresentado.

Este Projecto tem como objectivos: - Trazer os pais à escola, no sentido de vivenciaram a escola de hoje, tão diferente da que muitos experimentaram nos seus tempos de estudante; - Equipar os pais com “instrumentos” que lhes permitam acompanhar/apoiar melhor os seus educandos; - Colmatar necessidades sentidas para responder a solicitações do quotidiano; - Estimular a troca de experiências e o convívio entre educadores; - Criar oportunidades para desenvolver a auto-estima e a criatividade, muitas vezes por explorar; - Constituir um meio de aprendizagem e desenvolvimento das competências de informação; - Proporcionar aos formandos os conhecimentos básicos informáticos que lhes permitam explorar as potencialidades do computador e optimizar a sua utilização, explorando as regras básicas de segurança de acesso e navegação na Internet; - Promover a liberdade intelectual e o acesso à informação como elementos essenciais à construção de uma cidadania responsável e participativa; - Promover a valorização da BE como parceiro na formação de pais e encarregados de educação.

Aquando da autoavaliação, às 4 turmas que frequentaram a oficina “Iniciação à Informática”, no ano lectivo 2008/2009, verificou-se que era do agrado geral não só continuarmos a facultar formação nesta área como também promovermos outras temáticas, nomeadamente Inglês e Artes Decorativas.

Os docentes da escola sede foram motivados para esta tarefa e constituíram-se turmas de “Iniciação à Informática”, “Inglês e “Artes Decorativas”. A proposta para a “Oficina de Português” não teve o número suficiente de inscrições, o que lamentamos uma vez que seria uma oficina bastante dinâmica e criativa.

Foram constituídas duas turmas de “Iniciação à Informática”, duas turmas de “Artes Decorativas” e uma turma de “Iniciação ao Inglês”.

No final: foram atribuídos Certificados de Participação a todos os formandos que frequentaram um número mínimo de aulas; feita a autoavaliação concluiu-se que um grande número solicita continuação para o próximo ano lectivo e, por reflexão geral dos formandos, concluiu-se que os cursos deveriam iniciar-se logo no 1º Período, o que seria mais benéfico, dado a profissão de muitos dos encarregados de educação, Agricultura, o que lhes permitiria frequentar módulos de maior exigência.

Fica o registo de algumas verdadeiras obras de arte realizadas na Oficina de “Artes Decorativas” e que estarão patentes numa exposição, aberta ao público, no átrio da escola sede, entre 9 e 18 de Junho. Apareçam!


Fica a promessa de nova edição no próximo ano lectivo.

A coordenadora dos professores bibliotecários
Rute Marta
 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki