Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

16 junho 2010

Escola Aberta

Os alunos do 4º ano das EB1 do Agrupamento foram, mais uma vez, convidados a vir passar um dia à escola sede na companhia de alunos do 8º ano, "Padrinhos".
A agenda foi constiuida por:
- Recepção "Padrinhos"/"Afilhados";
- Visita guiada à escola, na companhia dos padrinhos. Os alunos visitaram salas de aula e salas específicas, incluindo a BE/CRE;
- Almoço convívio;
- Tempo livre "Afilhados"/"Padrinhos";
- Atribuição do Diploma aos "Afilhados" e despedida.
Esta actividade tem como principais objectivos:
- Ultrapassar possiveis medos ("Os grandes batem!");
- Estimular a aproximação entre alunos de ciclos diferentes;
- Possibilitar aos mais velhos que manifestem capacidades/noções de valor, amizade, orientação, junto dos mais novos;
- Sensibilizar os alunos mais velhos para a interajuda aos mais novos num espaço desconhecido.

A actividade teve início 2ªfeira, dia 7 de Junho, com os alunos de Moita de Ferreiros, dia 8 foi a vez da EB 1 de Atalaia e dia 11 vieram os alunos de S. Bartolomeu.
Todas as turmas foram transportadas pela carrinha das suas Juntas de Freguesia com a excepção dos meninos da Atalaia que vieram de transporte público, uma grande mas Pedagógica aventura.
No átrio da escola sede, os Padrinhos, alunos do oitavo ano, encontravam-se bastante nervosos e expectantes relativamente à nova tarefa que os aguardava - "apadrinharem" futuros alunos do 5º ano.                      
Alguns dos meninos de 4º ano, inicialmente bastante nervosos, ultrapassaram rapidamente essa situação com a boa disposição e amabilidade dos seus "Padrinhos".

De certo que foi um dia bem passado, em que míudos e mais graúdos confraternizaram, exploraram espaços, fizeram amizades e ficou a promessa de novo encontro, no próximo ano lectivo.
Com lembrança levaram um Diploma assinado pelos "Padrinhos". 
 A coordenadora dos professores bibliotecários

Rute Marta


  
 
 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki