Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

25 maio 2009

Dia de África

O Dia de África é comemorado desde 25 de Maio de 1963, data em que se instituiu a Organização da Unidade Africana (OUA),hoje União Africana (UA),para simbolizar a luta pela independência e emancipação dos povos africanos.
Nessa data, os chefes de estados, reunidos na Etiópia, proclamaram a Organização de Unidade Africana, cujo objectivo principal era o de libertar o continente africano das garras do colonialismo e do Aparttheid, bem como promover a emancipação dos povos africanos. A OUA deu lugar à actual União Africana, em
2002.

Passados que são quadro décadas e meia, e conseguida a independência do continente, assiste-se ainda em muitas partes de África ao desentendimento entre políticos; o continente africano comemora hoje o seu dia, num contexto de várias perturbações caracterizadas por confrontos político-militar e pela crise económica mundial.

Continente Africano

África é o segundo continente mais populoso da Terra e o terceiro continente mais extenso.
Tem cerca de 30 milhões de km², cobrindo 20,3 % da área total da terra firme do planeta e mais de 900 milhões de habitantes em 53 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo.
Cinco dos países de África foram colónias portuguesas e usam o português como língua oficial: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe; em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe são ainda falados crioulos de base portuguesa.
É o continente mais pobre do mundo, onde estão quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta, a continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias e o agravamento da miséria, levam esta região quase ao caos total
. ler mais

 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki