Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

26 fevereiro 2009

Embaixadores da Leitura

No passado dia 12 de Fevereiro deu-se início ao projecto "Embaixadores da Leitura" dinamizado pela Bibloteca e pelos professores de Língua Portuguesa do 3º ciclo.

Pretende-se criar um espaço informal em que os convidados, pessoas exteriores à escola, falem abertamente com os alunos sobre os livros, as leituras e a escrita, e o modo como estes influenciaram ou preenchem as suas vidas.

A primeira reunião teve como convidado especial o Sr. Rui Cipriano que veio falar com as turmas de 9º ano sobre os Amores de Pedro e de D. Inês de Castro por terras da Lourinhã. O momento foi de tal forma envolvente que os alunos "bebiam" as palavras do orador. Ficou a promessa de nova visita.




No dia 16 de Fevereiro vieram a Profª Teresa Ferreira e o ex-aluno Rúben Leitão. Foi um encontro recheado de emoção, do princípio ao fim. Acabou com todos os participantes a cantarem o poema escrito pelo Rúben, há doze anos, e acompanhado por ele à viola. A Profª Teresa deixou livros para serem lidos.



No dia 17 de Fevereiro foi uma azáfama pois à mesma hora tivémos dois grupos de embaixadores, o Sr. Rui para outra turma do 9ºano e dois elementos da Universidade Sénior de Torres Vedras, a Drª Odete Lopes e Srª D.Teresa Sarzedas que trouxeram as suas leituras de eleição.




A maratona continua!

Hoje, dia 26 de Fevereiro, tivémos o prazer de receber novamente a Profª Teresa Ferreira e o ex-aluno Rúben Leitão, para conversar com outras duas turmas do 7º ano, desta vez o encontro foi com as turmas B e D.
A profª Teresa começou a sua intervenção com uma pequena introdução cujo objectivo era levar os alunos a reflectir sobre as diferenças entre a Leitura e a Comunicação pela imagem; seguidamente apresentou os livros que mais a têm marcado no seu percurso de leitora e os motivos dessa selecção, trocando impressões com os presentes. Falou-nos, também, da forma como motivava os seus alunos, quando professora, para a leitura e a escrita e o resultado do trabalho efectuado com a turma do ex-aluno presente - a edição do livro "Jogar com as Palavras".
Depois da apresentação deste livro, colectânea de poesias da turma do Lagartinha, no ano de 1996, o Rúben falou sobre o seu percurso académico e de como as letras o têm motivado nomeadamente na escrita do seu blogue" momentos perdidos", visitado pelas turmas presentes para se inteirarem do convidado e poderem colocar-lhe questões que saciariam a sua curiosidade.
Após o momento de perguntas e respostas foi a vez do Rúben oferecer a todos o poema cantado e musicado por ele, que acompanhou o lançamento do livro "Jogar com as Palavras" há doze anos atrás. Todos acompanharam com o poema, previamente retirado do livro, que a professora Dalila Milheiro levou para a sala de aula.

Um muito obrigado a todos e em especial aos visitantes que permitiram a possibilidade de um momento interessante e motivador para os participantes que ficaram curiosos por ler algumas das obras apresentadas.



Dia 2 e 4 de Março virá de novo o Sr. Rui Cipriano, desta vez para estar à conversa com os alunos do 6º ano e ... outras surpresas estão a ser preparadas.

Estejam atentos !!!

Profª Rute Bento
 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki