Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

22 fevereiro 2009

Acordo Ortográfico e FLiP 7


"FLIP 7 será a ferramenta informática utilizada na conversão do português.

O Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, revelou que o novo Acordo Ortográfico deverá entrar em vigor no primeiro semestre de 2009. "Estamos em conversações com os outros países da CPLP para ver se encontramos uma data para o adaptar nos documentos oficiais, nas imprensas nacionais e que os diários oficiais [no caso português o Diário da República] dos vários países passem a adoptar a ortografia do novo Acordo Ortográfico", disse Pinto Ribeiro, em declarações à agência Lusa.

Estas informações foram dadas no final do lançamento do FLIP 7, uma ferramenta informática criada pela empresa Priberam, que permite uma conversão automática tanto do português europeu como do Brasil, de acordo com as novas normas ortográficas dos países.

A partir deste programa, o utilizador pode digitar as palavras ou as frases (com limite de 3000 caracteres) que pretende converter, seleccionar a variedade de português em que estão escritas e visualizar então as alterações propostas. Esta ferramenta informática possui, também, dicionários temáticos. Logo que o Acordo Ortográfico entre em vigor em Portugal, todos os documentos oficiais, como o Diário da República (DR), terão de obedecer às novas regras da escrita em língua portuguesa. O FLIP 7 já está a ser testado na Imprensa Nacional, que é a entidade responsável pela edição do DR.

Na mesma ocasião, Pinto Ribeiro sublinhou que, depois da entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico, será mais fácil fazer novas edições de livros, incluindo os manuais escolares.

A Priberam, que colocou o FLIP 7 à venda em Portugal e no Brasil, ofereceu esta ferramenta informática às empresas homólogas da Imprensa Nacional dos países da CPLP, para que possam, também elas, testar as novas regras do Acordo Ortográfico."






"FLiP 7 em sintonia com Acordo Ortográfico

A Priberam, especialista no desenvolvimento de software para o tratamento computacional da língua portuguesa, apresenta a mais recente versão do conhecido pacote de ferramentas linguísticas – o FLiP 7. Este é o primeiro produto para o Microsoft Windows que está totalmente preparado para as alterações propostas pelo Acordo Ortográfico.

Esta nova versão do FLiP inclui ferramentas para o português europeu e o português do Brasil e permite ao utilizador optar em qualquer momento se pretende usar a grafia segundo o novo Acordo Ortográfico ou a grafia pré-Acordo. Na prática é como se o FLiP 7 incluísse quatro conjuntos de ferramentas para o português, decisão tomada pela Priberam tendo em conta os diferentes calendários de implementação do Acordo Ortográfico e respectivos períodos de transição.

Para facilitar a mudança o FLiP 7 inclui ainda um conversor de textos para a grafia segundo o Acordo Ortográfico. Este programa é capaz de converter de forma totalmente automática o texto de um livro com duzentas páginas em menos de um minuto num computador de gama média dos actualmente disponíveis no mercado.

Pensando no mercado ibero-americano (o FLiP é editado no Brasil sob a prestigiada marca Aurélio), o FLiP 7 inclui também pela primeira vez um corrector ortográfico, um corrector sintáctico e estilístico e um conjugador de verbos para o espanhol, desenvolvidos pela Priberam.

Para Carlos Amaral, Administrador da Priberam, “esta versão do FLiP é das mais aguardadas já que, apesar de o Acordo Ortográfico já se encontrar em vigor e estar a ser progressivamente aplicado, principalmente no Brasil, não estavam ainda disponíveis para o Microsoft Windows ferramentas de revisão actualizadas, tão necessárias neste período de transição. O FLiP 7 é hoje o produto mais completo para todos os que escrevem em português em qualquer parte do mundo, demonstrando uma vez mais a liderança da Priberam no tratamento computacional da língua portuguesa em qualquer das suas variedades ou grafias”. [...]"


Para mais informações sobre o FLiP 7 clique aqui
 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki