Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

27 janeiro 2009

Wolfgang Amadeus Mozart

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Nasceu há 253 anos



Wolfgang Amadeus Mozart nasceu Johannes Chrysostomus Wolfgang Gottlieb Mozart, no dia 27 de Janeiro de 1756, em Salzburgo, Áustria. Criança prodígio, foi no ambiente musical desta cidade que começou a tornar-se notado.


O pai Leopold, músico na corte, empenhou-se na aprendizagem quer de Mozart, quer da irmã deste, Nannerl, levando as crianças a exibir os seus dotes. Mozart tornou-se, aos cinco anos, um fenómeno de popularidade que se mantém até aos nossos dias.

A família começou assim em 1763 um período de viagens e de concertos intenso por toda a Europa (Viena, Paris, Londres, Países Baixos, Itália), ao longo de três anos, interrompido por doenças graves e prolongadas de Leopold, de Mozart e da irmã.



Em Londres, Wolfgang conheceu o último filho de J. S. Bach, que muito o influenciou. Fez ainda mais tarde, com a família, duas longas viagens a Itália, nas quais consolidou a sua reputação e se aproximou da música italiana.

De regresso a Salzburgo, entrou ao serviço do arcebispo Colloredo, mas rapidamente cresceu a tensão entre o compositor e o arcebispo, que não via com bons olhos as muitas viagens e a insubordinação de Mozart. Este acabou por ser despedido em 1781.

Numa época em que os músicos se encontravam geralmente ao serviço do poder político ou da Igreja, Mozart tornou-se um caso excepcional de artista livre, vivendo de concertos, da venda de obras e das aulas que dava.

Mudou-se para Viena, onde o Imperador José II lhe encomendou algumas óperas (em 1782 estreou “O Rapto no Serralho”) e onde se dedicou a compor e a dirigir concertos.

Em 1782 casou com Konstanze Weber. Nos anos seguintes compôs algumas das suas obras mais célebres. 1787 foi o ano da estreia de “As Bodas de Fígaro” em Praga; recebeu ainda a encomenda para '”Don Giovanni” e terminou “Eine Kleine Nachtmusik”.

Mas o seu sucesso foi irregular, sobretudo a partir de 1786, e a situação económica de Mozart complicou-se. Em 1791, ano da sua morte, estreou “A Flauta Mágica”; não chegou a terminar o “Requiem”, outra encomenda do mesmo ano.

A sua saúde deteriorou-se; não se sabe exactamente qual a doença que o afectou, mas faleceu a 5 de Dezembro, sendo enterrado numa vala comum, em Viena, como era costume na época.



Na tua biblioteca podes encontrar mais informação sobre a vida e obra deste génio:




 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki