Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

17 maio 2018

Semana do Agrupamento 2018 - Teatro

No dia 16 de maio, os alunos do 3º Ciclo assistiram, no auditório 1 da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira, a uma encenação intitulada “Comemorar Abril com Memórias de Abril” encenada e representada pelo grupo “estórias com asas”.

Partindo da poesia de Manuel Alegre, Ary dos Santos e Fernando Pessoa e de testemunhos reais de familiares, amigos e desconhecidos revisitou-se o quotidiano do povo português desde o Estado Novo à Revolução de Abril.
Falou-se de guerra, prisão, censura, tortura, emigração e exílio. Falou-se também do sonho, da esperança e da resiliência do povo português que, a 25 de Abril de 1974, abriu caminho para a Liberdade e para a Democracia.

Esta encenação envolveu música, elementos plásticos e textos (prosa e poesia) que evocam as memórias e as conquistas de Abril, de uma forma diversificada, adequada e atual para os alunos do 3º Ciclo.

No final, houve um espaço para debate e reflexão crítica sobre as conquistas de Abril e a sociedade portuguesa actual.
Os alunos participaram nesta atividade mostrando muita atenção/concentração, revelando curiosidade e interesse, durante toda a atividade.

Alunos e professores ficaram com algumas ideias para eles próprios usarem nas aulas ou possíveis espetáculos, uma vez que foram utilizados objetos, do nosso quotidiano, para reproduzir determinados sons que nos levaram a imaginar situações e acontecimentos.

Foi um espectáculo realmente enriquecedor para todos os envolvidos.





 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki