Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

29 junho 2010

110º aniversário de Saint-Exupéry‎

Antoine de Saint-Exupéry nasceu em Lyon, França em 29 de Junho de 1900 e morreu em 31 de Julho de 1944 algures sobre o Mar Mediterrâneo.

Tinha como profissão aviador, sendo piloto de correio aéreo que, na década de 30, voava das colónias francesas na África para Argentina e Chile.
No entanto, e apesar de ser um bom piloto e de se sentir mais livre quando voava, notabilizou-se como escritor.

Saint-Exupéry soube transportar para seus livros de maneira profunda as experiências que viveu nas suas missões heróicas. Nos seus livros foram constantes alguns elementos em comum, tais como a aviação, a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais de França e de outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação da França pelo exército alemão.

Como piloto aviador, destacou-se pelo carácter arriscado de muitas das suas missões, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial, revelando-se contra o regime nazi, tendo sido muito activo na Resistência Francesa.
Este carácter audaz e intrépido, acaba por colidir um pouco com a sua faceta de escritor, pois, os seus livros são, na maioria, um convite à reflexão sobre o aspecto humanista das pessoas, e revestem-se de um estilo poético e cativante, digno de um homem extremamente sensível.

Com 26 anos, publicou o seu primeiro romance “O Aviador”, seguindo-se-lhe “Correio do Sul”, em 1929, e “Voo Nocturno” em 1931. Durante a Segunda Guerra, escreveu “Terra dos Homens” (1939), “Piloto de Guerra” (1942) e a sua obra-prima “O Principezinho” em 1943.
Este livro, escrito nos Estados-Unidos da América, traduzido em quase todas as línguas e um dos mais lidos do mundo, é uma obra aparentemente simples, mas que encerra profundos conceitos filosóficos sobre o ser humano, a paz e o universo. Aparentemente um livro para crianças, tem encantado muitas gerações de adultos.

Faleceu durante uma missão de reconhecimento sobre o Mar Mediterrâneo, nunca tendo sido encontrado o seu corpo. Presume-se que tenha sido abatido por um piloto da aviação alemã. Os destroços do seu avião foram encontrados em 2004 perto da costa de Marselha no Sul de França.
 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki