Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

15 maio 2009

Hora do Conto - "Três Porquinhos"



No âmbito do projecto desenvolvido pelos alunos do 8º ano, turma C, em Língua Portuguesa, relacionado com a promoção do livro e da leitura, um grupo de cinco alunos foi dinamizar a Hora do Conto à EB1 de Atalaia.

Realizaram-se dois momentos distintos. Um momento, para os alunos do 1º e 2º anos de escolaridade e outro para os alunos de 3º e 4º anos.

Foram momentos muito interessantes em que os alunos mais velhos conseguiram interagir e envolver os mais novos.

Depois de feitas as apresentações e explicada a forma como pretendiam a cooperação de todos, o narrador da história, papel desempenhado pelo Manuel Vigário, conseguiu, com à vontade e competência, conduzir toda a trama. Os diversos personagens, encarnados pelos alunos: André Dionísio; Pedro Santos, Sara Luz e Tiago Silva, mostraram e conseguiram passar a mensagem de que é importante ler e ler cada vez mais.

Na interacção com as turmas ficou patente o envolvimento dos alunos que se mostraram atentos e corresponderam a todas as solicitações.

Foi muito interessante a forma como o narrador, quando solicitou voluntários para o papel de lobo e perante a disponibilidade de tantos lobos, conseguiu ultrapassar a situação – “Ganha o aluno que conseguir uivar melhor!” Soltaram-se os lobos na EB1 de Atalaia! E que lobos! Descobriram-se verdadeiros artistas na arte de representar.

Todos estiveram à altura dos acontecimentos e ficou a promessa de voltarmos ainda este ano para novas apresentações (tanto dos mais velhos como dos mais novos).
Um obrigada a todos os que possibilitam estas trocas de experiências e encontros entre ciclos!

Profª Rute Marta
 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki