No passado dia 1 de Maio, a escritora escocesa Carol Ann Duffy foi nomeada poeta laureada do Reino Unido, título atribuído pela coroa britânica a uma mulher pela primeira vez em mais trezentos anos.
Carol Ann Duffy, 53 anos professora universitária em Manchester, foi nomeada pela rainha Isabel II por sugestão do governo britânico, terá um salário anual que ronda os 6.400 euros anuais e ficará encarregada de escrever poemas para ocasiões de Estado.
Com mais de trinta obras publicadas, entre peças de teatro e obras para crianças, Carol Ann Duffy é tida como uma escritora cuja poesia combina uma linguagem moderna e acessível com estruturas poéticas clássicas.
O título de poeta laureado, que Carol Ann Duffy terá por dez anos, é atribuído pela primeira vez a uma mulher em 341 anos de existência, desde que foi oficialmente instituído pelo rei Carlos II, em 1668. John Dryden, William Wordsworth, Alfred Tennyson, John Betjeman, Ted Hughes e Andrew Motion foram alguns dos poetas anteriormente nomeados. Esta é também a primeira vez que o título é atribuído a uma personalidade que não esconde a sua homossexualidade.
Carol Ann Duffy afirmou que ficou honrada com nomeação, mas que a decisão de aceitar o título coube à sua filha de 13 anos. Para a escritora, a nomeação é importante, porque "serve para chamar a atenção para o papel que a poesia tem na vida das pessoas", porque está em todo o lado, basta saber encontrá-la. Carol Ann Duffy adiantou ainda que ia doar o seu simbólico salário anual à Poetry Society para ajudar a promover um prémio literário.
in Lusa