Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

29 março 2009

Já adiantaste o teu relógio?


Durante esta madrugada chegou o horário de verão, com os relógios a ter que avançar uma hora em todo o país.
De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira os relógios deveriam ser adiantados 60 minutos à 01h00, passando para as 02h00. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança ocorreu uma hora mais cedo, onde às 00h00 de dia 29 os relógios deveriam avançar uma hora.
A mudança da hora dá-se em todos os países da União Europeia e prende-se com a necessidade de não haver desfasamento solar, aproveitando-se o melhor possível a luz nas diversas actividades.

in SAPO

Para saberes mais:



Conheces este coelho? E o livro Alice no País das Maravilhas ?



Aqui fica um excerto da história...

“Alice estava a começar a ficar farta de estar sentada ao lado da irmã na margem do rio e não ter nada que fazer: já tinha dado uma olhadela, uma vez por outra, ao livro que a irmã estava a ler, mas este não tinha ilustrações nem diálogos. «E para que serve um livro», pensou ela, «se não tem bonecos nem diálogos?»
Por isso ela estava a tentar decidir, da melhor forma que podia (pois o calor fazia-a sentir-se muito ensonada e estúpida), se o prazer de fazer uma coroa de margaridas valia a maçada de se levantar e de ir apanhá-las, quando, repente, um Coelho Branco com olhos cor-de-rosa apareceu a correr ao lado dela.
Não havia nada de muito extraordinário nisso; nem sequer Alice pensou que fosse assim tão estranho ouvir o Coelho dizer para consigo: «Meu Deus, meu Deus! Vou chegar atrasadíssimo!» (só mais tarde ao pensar nisso, é que se lembrou de que devia ter estranhado o que vira, pois, na altura, tudo lhe pareceu muito natural); mas, quando o Coelho tirou mesmo o relógio da algibeira do colete, viu as horas e continuou o seu caminho todo apressado, então é que Alice se pôs de pé num salto, pois de repente passou-lhe pela cabeça a ideia de que nunca tinha visto um coelho de colete, com um relógio de algibeira. A arder de curiosidade, pôs-se a correr pelo campo fora atrás dele e, felizmente, foi mesmo a tempo de o ver esgueirar-se para dentro de uma grande toca que havia debaixo dos arbustos.”

Lewis Carroll
 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki