Hoje, comemorámos o Dia das Bruxas / Halloween com uma sessão de cinema.
O filme exibido foi "Coraline e a Porta Secreta".
Exposição "Estrutura"
A Biblioteca tem patente uma exposição de trabalhos, desenvolvidos pelos alunos do 9ºC, no âmbito da unidade curricular - Estrutura, Materiais e Fabricação - da disciplina de Educação Tecnológica. Todo o processo de trabalho foi orientado pelos docentes: Ana Santos e Sérgio Vieira. Esta mostra ficará na Biblioteca até ao proximo dia 5 de Novembro.
Visitem-nos!
Visitem-nos!
Thalita Rebouças
A nossa convidada especial é a escritora...
Para saberes mais sobre a vida e obra de Thalita Rebouças clica nestes link's:
Agradecemos a todos os e-mail's enviados com as vossas respostas... ;-)
Dez sites úteis para guardar

"Viver sem internet é como ir a um jardim e não ver flores, comer um cozido sem farinheira, sair de casa sem sapatos. O i fez uma lista de sites a não perder para adicionar aos seus favoritos. Para consultar sempre que tiver coisas mais importantes para fazer"... continuar
in i
Exposição/Concurso "Quem sou eu?"

Está lançado o 1º desafio da actividade "Quem sou eu?"...
Aparece na Biblioteca e descobre qual é o(a) artista plástico(a)...
Boa sorte!
A BE e E.V.T.
A Biblioteca Escolar, em colaboração com a disciplina de Educação Visual e Tecnológica, vai ter patente no seu espaço, ao longo do ano lectivo, pequenas exposições temporárias/concursos intituladas: “Quem sou eu?” e “Pinceladas de cor”.
Com esta actividade pretende sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Arte e dar a conhecer alguns dos artistas plásticos mais representativos.
Com esta actividade pretende sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Arte e dar a conhecer alguns dos artistas plásticos mais representativos.
"Caça ao Tesouro" - Livros do PNL
Desde o final de Setembro que os alunos dos 5ºano estão a receber formação para saberem como utilizar os recursos disponíveis na BE de forma autónoma.
Após estas sessões, os alunos divididos em grupos, desenvolveram um jogo de pista, nas aulas de Área de Projecto, onde aplicaram os conhecimentos adquiridos.
Este jogo continha um enigma que, após a sua descoberta, em Estudo Acompanhado, levou os grupos à BE onde revelaram o segredo decifrado e como prémio receberam os livros oferecidos pelo Plano Nacional de Leitura.
Outubro, Mês das Bibliotecas Escolares (2)
Dia 23 de Outubro vamos receber uma convidada muito especial. Descobre quem é, reunindo as peças deste puzzle, e envia-nos a tua resposta...
Boa sorte!
Boa sorte!
Olá, chamo-me Hundertwasser...
Algures, Outubro de 2009
Queridos alunos do Agrupamento de Escolas e Jardins-de-Infância D. Inês de Castro,Chamo-me Friedrich Stowasser e nasci em Viena de Áustria a 15 de Dezembro de 1928. Faleci já com setenta e dois anos de idade no dia 19 de Fevereiro de 2000. Não morri em terra, morri no mar, estava a bordo do navio RMS Queen Elizabeth 2, no oceano Pacífico, próximo da Nova Zelândia, local onde passei parte da minha vida.
Quando tinha vinte e um anos, adoptei um nome artístico pelo qual passei a ser conhecido, Hundertwasser. Mais tarde, alguns passaram a chamar-me o “Pintor Rei das Cinco Peles”. Se quiserem saber um pouco mais sobre o porquê deste nome, consultem a minha apresentação, onde disponibilizo informação extra para os mais curiosos…
Na minha juventude estive inscrito na Academia de Belas Artes da minha terra, mas apenas frequentei aquela escola durante três meses, tinha horror a tudo o que era teoria. Posso dizer que fui um artista com muitos talentos…
As minhas áreas de maior interesse eram a pintura e a arquitectura. Toda a minha obra artística reflecte a minha visão do mundo, o meu lado ambientalista e pacifista, a natureza está presente no meu trabalho.
Sempre tive horror às linhas rectas, contrariamente a espiral sempre teve um valor muito simbólico para mim. É o ponto de partida para o infinito…
Desde cedo comecei a pintar de uma forma naif. Conhecem esta palavra?
Arte naif, também chamada de arte primitiva moderna, é todo o tipo de arte que é produzida por artistas sem formação académica, ou seja, sem estudos, o que não significa que não sejamos tão bons como os que frequentaram uma escola, somos apenas mais puros, sem a obrigação de respeitar determinadas regras… Desenhamos, esculpimos, representamos a perspectiva sem a preocupação de cumprir com o que é formalmente correcto, seguimos apenas o nosso instinto, a nossa vontade. Brincamos com padrões, cores fortes, jogos de linhas…
Junto a esta carta envio também alguns postais, reproduções ou fotografias do meu trabalho. Gostava que os observassem para que por momentos pudessem ser um pouco Eu, para realizarem um desafio que vos quero propor mais adiante…
Como arquitecto, também auto-didacta, posso dizer que fui uma grande influência na arquitectura orgânica moderna. Passo a explicar… O modernismo surgiu na primeira metade do séc. XX, veio renovar o que se fazia até então nas artes plásticas, literatura, design. Na arquitectura orgânica defendia-se que as casas deviam ser construídas de forma a responder às necessidades dos seus habitantes, respeitando e integrando sempre a natureza. As casas que desenhei e construí tinham alinhamentos irregulares, as cores eram coloridas e as linhas eram ondulantes. Não tem nada a ver com as casas que existem nas vossas aldeias ou na vossa cidade... Os telhados não existiam, foram substituídos por jardins. “A natureza livre deve crescer por todo o lado onde cai neve e chuva. Lá, onde tudo é branco no Inverno, tudo deve ficar verde no Verão. Aquilo que é paralelo ao céu pertence à natureza (…)” como tudo o que é vertical pertence ao homem. Disse muitas vezes a seguinte frase: “enfeita a teu gosto e tão longe quanto o teu braço alcance, a tua janela ou a tua fachada exterior”, é um direito que tens! Considero que fui um “médico da arquitectura”!
Por uma questão de identidade nacional criei uma série de projectos para o meu país, desenhei selos, postais, moedas, cartões telefónicos, matrículas…
Em 1974 inaugurei os primeiros de muitos cartazes a favor da protecção ambiental, uma luta que se manteve durante muitos anos.
Fui feliz, porque sempre vivi em função dos meus princípios e lutei por tudo aquilo em que acreditava.
Espero que todos os que leram esta carta também o sejam!
Hundertwasser
DESAFIO
REGULAMENTO DA ACTIVIDADE
1º - Inscreve-te até ao dia 23 de Outubro de 2009 na Biblioteca da tua escola.
Este desafio está aberto a todos os alunos.
Só será aceite um único projecto por cada aluno.
2º - No momento da inscrição pede a folha onde vais realizar o teu trabalho.
Essa folha tem fotocopiado um selo em branco…
3º - Aceita o desafio e cria o desenho para um selo cujo tema é o Outono.
4º - Deves fazê-lo tendo em conta as características do meu trabalho…
Observa as imagens que disponibilizo aqui .
- Uso linhas curvas e/ou espirais;
- Uso cores fortes;
- Represento as copas das árvores com linhas curvas fechadas, umas dentro das outras ou com espirais;
- Divido muito todos os espaços, não existem muitas áreas amplas e pintadas com uma única cor;
- Represento a figura humana, com cabeças redondas e olhos amendoados.
5º - Deves usar canetas de feltro e se quiseres também podes misturar lápis de cor.
Não deves sobrepor a tinta das canetas para não borrares o teu trabalho.
Caso queiras podes no final utilizar uma caneta de contorno preta para realçares alguns pormenores.
6º - Quando tiveres o teu trabalho acabado recorta com muito jeitinho o selo.
7º - Identifica-o na parte de trás com o teu nome, número e turma.
8º - Entrega-o na Biblioteca até ao dia 30 de Outubro de 2009.
9º - Todos os trabalhos serão expostos nesse espaço a partir de dia 3 de Novembro e sujeitos à votação de um júri.
Serão também divulgados no blogue da BE/CRE.
10º - O vencedor receberá uma lembrança.
Estou ansioso por ver o trabalho dos artistas desta escola. Arregaça as mangas e mãos à obra!
Hundertwasser
Embaixadores da Leitura - 2009/2010
Amanhã vai começar a 2ª edição dos Embaixadores da Leitura!!
Vamos receber a visita do Sr. José Carvalho que irá partilhar o seu gosto pelos livros e pela leitura.
Até amanhã e Boas Leituras!! ;-)
Vamos receber a visita do Sr. José Carvalho que irá partilhar o seu gosto pelos livros e pela leitura.
Até amanhã e Boas Leituras!! ;-)
Actividades, actividades, actividades... Outubro
No passado dia 6 de Outubro, realizou-se a Expo-Zoo e a exposição do Concurso “Eles ladram, eles miam, eles palram…”. Estas actividades tinham como objectivo comemorar o Dia Mundial do Animal e celebrar a importância que os animais têm na nossa vida.
No dia 12, o Livrossaúrio recebeu uma nova exposição.
Esta é composta pelos comentários dos alunos das turmas A e C do 9ºano sobre frases do livro Mar me quer de Mia Couto, depois de um debate e exploração de sentidos na sala de aula.

No dia 12, o Livrossaúrio recebeu uma nova exposição.
Esta é composta pelos comentários dos alunos das turmas A e C do 9ºano sobre frases do livro Mar me quer de Mia Couto, depois de um debate e exploração de sentidos na sala de aula.
E no dia 13, foram expostos os “Provérbios à moda… da Biblioteca”! Esta actividade surgiu de uma parceria da BE e a sala de aula: os alunos dos 9ºanos, em Área de Projecto, desenvolveram trabalhos relacionados com a Biblioteca.



Concurso "Eu também sou artista!" - Outubro


Para conheceres melhor este artista plástico e o regulamento desta actividade consulta a nossa página no Moodle:
Curso de Especialização em Documentação e Formação de Leitores
O Curso de Especialização em Documentação e Formação de Leitores propõe-se actualizar e aprofundar os conhecimentos dos profissionais de bibliotecas no que respeita à articulação entre duas vertentes essenciais ... continuar a ler
Guia do Curso
Catálogo SABE - PNL 2009
O nosso agrupamento já iniciou a circulação do fundo documental resultante do protocolo entre a Biblioteca Municipal da Lourinhã e o Plano Nacional de Leitura.
Podem consultar o catálogo aqui.
Relembro que a requisição deve ser na nossa biblioteca, via telefone ou via e-mail (becre@eb23dr-a-rodrigues-pereira.rcts.pt).
Profª Bibliotecária Rute Marta
Podem consultar o catálogo aqui.
Relembro que a requisição deve ser na nossa biblioteca, via telefone ou via e-mail (becre@eb23dr-a-rodrigues-pereira.rcts.pt).
Profª Bibliotecária Rute Marta
Outubro, Mês das Bibliotecas Escolares
O tema deste ano é: School Libraries - The Big Picture.
A nossa biblioteca vai comemorar este mês com uma série de actividades divertidas e convidados especiais. Fica atento!
Dia Mundial da Música

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Música e a nossa biblioteca não poderia deixar de assinalar a data.
Este dia foi instituído em Outubro de 1975 pelo International Music Council, uma ONG (organização não-governamental), fundada em 1948 sob patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO), e que visa a promoção de valores de paz e amizade, por intermédio da música.
Subscrever:
Mensagens (Atom)