Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

30 abril 2009

Babel na Biblioteca

Biblioteca de Braga expõe livros portugueses... em língua estrangeira.
Ora aqui está uma ideia original!!!

Biblioteca (1949), de Maria Helena Vieira da Silva

A Biblioteca Pública de Braga, unidade cultural da Universidade do Minho, apresenta até 29 Maio, uma exposição bibliográfica intitulada «Babel na Biblioteca» com traduções de obras de autores portugueses.

A exposição mostra 125 obras de autores portugueses traduzidas para 15 diferentes línguas existentes nas suas colecções. As línguas mais representadas são o francês com 45 títulos, o romeno com 17, o inglês com 15 e o espanhol e o italiano com 12 cada, mas também há livros em alemão, búlgaro, checo, chinês, croata, dinamarquês, galego, húngaro, latim e paquistanês.

O autor mais traduzido nas colecções da biblioteca é Fernando Pessoa, com 18 títulos, seguindo-se Luís de Camões com nove, José Saramago com seis e Eugénio de Andrade com cinco. De entre os escritores com ligações ao Minho estão obras de Francisco Duarte Mangas, José Manuel Mendes e Vergílio Alberto Vieira, para além de Camilo Castelo Branco.

No total, são 56 os autores de que se apresentam traduções. É ainda de assinalar a existência de oito antologias de poesia e duas de ficção. A edição mais antiga é de 1653, uma tradução de «Os Lusíadas» para italiano, feita por Carlo Antonio Paggi.


in Agência Lusa

A mostra pode ser visitada no átrio da Reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço, nos dias úteis.
O catálogo da exposição pode ser consultado no
sítio da biblioteca na Internet.
 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki