Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

26 janeiro 2009

KUNG HEY FAT CHOI! Feliz Ano Novo


No dia 26 de Janeiro, milhões de chineses em todo o Mundo vão celebrar a entrada de um novo ano, desta vez marcado pelo búfalo, símbolo da prosperidade através da resistência e do trabalho árduo.
Antes ainda da estação das sementeiras, na Primavera, há que celebrar e desejar a todos Kung Hey Fat Choi!

A tradição
A passagem do ano lunar, uma espécie de Natal e Réveillon ao mesmo tempo, continua a ser a maior festa da China - e das comunidades chinesas espalhadas pelo mundo.

Segundo a tradição, as famílias reúnem-se à volta da mesa, "adorando o deus da cozinha", os mais novos oferecem prendas aos mais velhos e estes retribuem com dinheiro(“ya sui qian”), entregue dentro de um “hongbao” (envelope vermelho).

As roupas e a decoração são sempre vermelhas (a cor está associada ao fogo o qual, segundo os chineses, afasta o azar). O fogo-de-artifício, uma das milenares invenções chinesas, é outra das tradições que não pode faltar.

Ano do Búfalo
Os nativos do Ano do Búfalo (Niu Nian) - entre os quais o novo presidente dos EUA, Barack Obama - são descritos como honestos, trabalhadores, fiéis e tolerantes.

Depois do Ano Búfalo, que começa dia 26 de Janeiro e termina a 14 de Fevereiro de 2010, segue-se o Ano do Tigre.

adaptado Lusa
 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki