Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

15 dezembro 2025

Concurso de Empreendedorismo nas Escolas da Região Oeste 2025/2026

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A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), com o apoio técnico da Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), volta a promover o “Concurso de Empreendedorismo nas Escolas da Região Oeste 2025/2026”. A iniciativa vai desafiar os alunos a desenvolverem ideias de negócio e projetos inovadores, no âmbito do projeto Aluno ao Centro 2.0 – Promoção do Sucesso Educativo.

O objetivo passa por aproximar a escola da vida real e valorizar competências essenciais para o percurso académico e futuro profissional, como autonomia, criatividade, pensamento crítico, trabalho colaborativo e comunicação, em linha com a aposta do Aluno ao Centro 2.0 numa aprendizagem mais significativa e orientada para o sucesso educativo.

São convidados a participar alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, ensino secundário e profissional de estabelecimentos de ensino da Região Oeste. A participação pode ser feita individualmente ou em grupo, mediante a elaboração e apresentação de um projeto/ideia de negócio.

A edição deste ano traz uma novidade com dimensão pedagógica e simbólica: os projetos vão integrar a iniciativa “Cápsula do Tempo”, destinada a guardar, num local a definir, as ideias desenvolvidas ao longo do ano letivo. A cápsula será aberta daqui a 20 anos, a 1 de junho de 2046, permitindo revisitar como eram a vida, os valores, os hábitos, as tecnologias e os sonhos da comunidade escolar do Oeste.


 

Adventário – dia 15


 

12 dezembro 2025

Projeto Sustentabilidades 2025/2026

Fonte: RBE

O Projeto Sustentabilidades – 3.ª edição (2025/2026) está de regresso, desafiando as escolas de todo o país a pensarem de forma criativa e informada sobre um tema essencial:
Dinheiro Público – de onde vem e para onde vai? 

Promovido pelo Tribunal de Contas, este concurso, que conta com o apoio da Rede de Bibliotecas Escolares, incentiva alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário a explorarem a importância de uma gestão responsável, transparente e sustentável dos recursos públicos. 

Cada ciclo é convidado a produzir um trabalho distinto:
– 4.º ano: cartaz 
– 2.º e 3.º ciclos: vídeo 
– Secundário: texto argumentativo e debate final presencial 

As candidaturas decorrem até 15 de janeiro de 2026 e os produtos finais podem ser submetidos até 15 de abril de 2026. Há prémios para todos os níveis: cheques-livro, atividades no Pavilhão do Conhecimento e até um fim de semana de atividades INATEL para as equipas finalistas do secundário. 

A RBE associa-se a esta iniciativa para reforçar a educação para a cidadania, o pensamento crítico e o envolvimento dos alunos em questões que dizem respeito a todos nós. 

Mais informações disponíveis no portal do Tribunal de Contas e na documentação do projeto.

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Adventário – dia 12


 

11 dezembro 2025

"Entre livros, pessoas e desafios: a vida na Biblioteca da Escola Secundária da Lourinhã"

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Fonte: RBE

"Entre livros, pessoas e desafios: a vida na Biblioteca da Escola Secundária da Lourinhã" por Ana Marta Leitão 

Trabalhar numa biblioteca escolar é acompanhar alunos, apoiar professores, responder a necessidades diversas e fazer da biblioteca um verdadeiro centro de aprendizagem, criatividade e acolhimento 

Ao longo de 28 anos de dedicação, cada dia trouxe a Ana Marta Leitão, assistente de biblioteca, novos desafios, novas histórias e muitas pequenas conquistas: um sorriso, um “obrigado”, uma recomendação de leitura que fez diferença, um aluno que regressa só para partilhar como cresceu 

A Biblioteca da Escola Secundária da Lourinhã é um espaço onde gerações se encontram, onde a curiosidade se alimenta e onde o conhecimento ganha vida. E é com orgulho que Ana Marta Leitão celebra também o reconhecimento profissional de quem dá alma a este lugar 

Descubra o percurso completo e a reflexão sobre a importância das bibliotecas escolares e dos assistentes de biblioteca no artigo do Blogue RBE.

Leia mais no Blogue RBE 
 

Adventário – dia 11


 

10 dezembro 2025

Recursos - Projeto SELMA (Social and Emotional Learning for Mutual Awareness)

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Hoje, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, a SeguraNet destaca o projeto SELMA (Social and Emotional Learning for Mutual Awareness), da responsabilidade da European Schoolnet, que pretende apoiar todos os que trabalham diretamente com crianças e jovens.

O objetivo é contribuir para a eliminação do discurso de ódio online, promovendo o respeito, a tolerância e a consciência crítica sobre estas situações, em alinhamento com os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Recursos e atividades disponíveis no site da SeguraNet: SELMA - Eliminar o Discurso de Ódio Online | SeguraNet




 

Adventário – dia10


 

Hoje é o Dia dos Direitos Humanos!

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Fonte: ONU Portugal


Este ano, a campanha da United Nations Human Rights - “Essenciais no Nosso Dia a Dia” - lembra-nos que os direitos humanos estão presentes em cada momento das nossas vidas, muitas vezes sem percebermos.

Num mundo cheio de incerteza, estes direitos são a base da nossa segurança, dignidade e liberdade. Mais do que ideias abstratas, são essenciais, ligando-nos e inspirando-nos a agir todos os dias.

Defender os direitos humanos é um compromisso coletivo: na escola, no trabalho, nas ruas e online, cada ação conta. 

Hoje e sempre, vamos proteger o que é essencial para todos.

Saiba mais sobre este dia e esta campanha no link: Our Everyday Essentials | OHCHR



Calendário da Avaliação Externa para o ano letivo 2025/2026

Já está disponível o calendário da avaliação externa para o ano letivo 2025/2026.

Inclui as datas para:
• Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA);
• Provas Finais do Ensino Básico;
• Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário.

Consulte o calendário completo aqui: 
Despacho n.º 14616-A/2025 | DR

 












Concurso “Escrever é Viver” 2026

Fonte: RBE


“Escrever é Viver” regressa em 2026 com o tema “Cidadania”. 

A 6.ª edição deste concurso, promovido pelo Instituto Multimédia em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, desafia os estudantes do 3.º ciclo a refletirem e a escreverem sobre o papel de cada um na construção do bem comum. 

Ser cidadão é participar, contribuir e transformar.
Que cidadãos somos? Que cidadãos queremos ser? 

Destinado a alunos do Norte e Centro, dos 12 aos 16 anos, o concurso valoriza a criatividade, o pensamento crítico e o gosto pela escrita.

Envio dos textos até 16 de janeiro de 2026.
Saiba mais aqui: 
“Escrever é Viver” regressa em 2026 com o tema “Cidadania” - Blogue RBE

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09 dezembro 2025

“Human Rights Day 2025: Our Everyday Essentials”

Amanhã, 10 de dezembro, assinala‑se o Dia Internacional e Nacional dos Direitos Humanos, data em que se celebra a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos e se renova o compromisso com a dignidade, a igualdade e a justiça para todas as pessoas. Este ano, o tema internacional é “Human Rights Day 2025: Our Everyday Essentials”, sublinhando que direitos humanos são tudo aquilo que torna a vida vivível: ter casa, alimentação, saúde, trabalho digno, tempo de descanso, segurança e voz na comunidade.

Convidamos toda a comunidade educativa a assinalar este dia com momentos de reflexão, debate e partilha, para conversar sobre o que cada aluno e aluna considera essencial no seu dia a dia.

Para saber mais sobre este dia, consulte:

- https://www.ohchr.org/en/stories/2025/12/human-rights-our-everyday-essentials

- https://www.ohchr.org/en/get-involved/campaign/everyday-essentials

- https://www.ohchr.org/en/get-involved/campaign/everyday-essentials/your-everyday-essentials


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Formação ACD – “Da tua biblioteca ao Público - Jornais Escolares”

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Fonte: RBE


A Rede de Bibliotecas Escolares e o PÚBLICO na Escola, com a colaboração do CFAE Nova Ágora, promovem a Ação de Curta Duração “Jornais Escolares”, dirigida a educadores, docentes de todos os ciclos e professores bibliotecários.

Num contexto marcado pelo excesso de informação, os jornais escolares são uma ferramenta essencial para desenvolver a literacia mediática, em colaboração com os professores bibliotecários e as equipas das bibliotecas.

21 e 28 de janeiro
16h00 – 19h00
A distância (Zoom)
6 horas

Participe e reforce, no seu Agrupamento, a qualidade do jornal escolar como espaço de voz e pensamento, de criatividade e cidadania ativa.

Adventário – dia 9

 


06 dezembro 2025

Ler não é uma tarefa, é um encontro

Ler em família é um gesto simples, mas profundamente transformador: fortalece laços afetivos, alimenta a curiosidade e constrói, dia a dia, as competências de literacia de que as crianças precisam para aprender ao longo da vida. Quando adultos e crianças partilham livros, lendo em voz alta, comentando imagens e conversando sobre personagens e ideias, a leitura deixa de ser uma tarefa escolar e passa a ser um espaço de encontro, segurança e diálogo, onde cada pergunta é bem-vinda e cada história abre uma janela para o mundo. Assim, cada serão de leitura na sala, no quarto, no jardim ou na cozinha, e cada livro que viaja na mochila entre biblioteca e casa, é um investimento silencioso na autonomia, no sucesso escolar e na formação ética e cívica das crianças, ajudando-as a crescer como leitores críticos, criativos e mais confiantes no uso da língua.

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Adventário – dia 6


 

05 dezembro 2025

Brochura "Tu e a Internet – (Ab)uso, Crime e Denúncia"

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A brochura da responsabilidade do Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República tem por objetivo contribuir para uma utilização ainda mais segura e saudável dos ambientes digitais.

Este recurso apoia crianças e jovens para que façam um uso cada vez mais seguro da Internet, compreendam os seus direitos enquanto utilizadores e saibam como exercê-los.

Inclui orientações sobre situações de abuso, comportamentos de risco, crimes online e formas de denúncia — para que todos saibam onde e como pedir ajuda.



 

Adventário – dia 5


 

Notícias do Agrupamento - Newsletter de dezembro

 

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Blog RBE em Revista – novembro 2025

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Dia Mundial do Solo

Hoje celebra-se o Dia Mundial do Solo.


O Dia Mundial do Solo assinala-se todos os anos a 5 de dezembro e procura reforçar a consciência sobre a importância de um solo saudável, incentivando a sua gestão sustentável.

Em 2025, o tema é "Solos saudáveis para cidades saudáveis". O foco está nas paisagens urbanas e no contributo decisivo dos solos para a sustentabilidade das cidades.

Por baixo do asfalto, dos edifícios e das ruas, existe solo que, se fosse permeável e protegido por vegetação, ajudaria a absorver a água da chuva, a regular a temperatura, a armazenar carbono e a melhorar a qualidade do ar. Quando é selado com cimento, perde essas funções, tornando os espaços urbanos mais expostos a inundações, ao excesso de calor e à poluição.

Este dia foi instituído pela Resolução 68/232 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 20 de dezembro de 2013. A escolha da data coincide com o aniversário de Bhumibol Adulyadej, antigo rei da Tailândia e uma figura determinante na promoção desta celebração mundial.

As bibliotecas escolares são um lugar natural para dar vida ao Dia Mundial do Solo e, no espírito da Rede de Bibliotecas Escolares, que valoriza a sustentabilidade e o trabalho com a Agenda 2030 através das literacias e da informação, a BE disponibiliza uma mostra de livros e leituras sobre natureza, cidades verdes, hortas escolares e alterações climáticas. Assim, ler sobre o solo torna-se também uma forma de cuidar da escola e do lugar onde vivemos.

Links úteis:
- https://parceriaptsolo.dgadr.gov.pt/?view=article&id=1144%3Adia-mundial-do-solo-2025-partilhe-a-sua-iniciativa&catid=8&highlight=WyJkaWEiLCJtdW5kaWFsIiwiZG8iLCJzb2xvIl0%3D

- https://www.fao.org/world-soil-day/en/

- https://www.un.org/en/observances/world-soil-day


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04 dezembro 2025

A BE sugere...

O livro “A Colher”, de Sandra Siemens, conta a história de uma menina que é repreendida por levar a colher de casa para a cantina da escola, um gesto aparentemente simples que desencadeia uma grande conversa sobre pertença, memória e identidade. A partir deste pequeno conflito, a narrativa revela que a colher é uma herança da bisavó, o único objeto que sobreviveu à guerra e às migrações da família, transformando-se num tesouro afetivo que concentra histórias, perdas e recomeços. De forma delicada e acessível, o livro mostra como um objeto quotidiano pode carregar a memória de várias gerações e reivindicar, em silêncio, o direito a ter um lugar no mundo.

Entre páginas, descobrimos o Mundo

Ler é um ato de liberdade. Cada livro que abrimos é uma porta para dentro de nós e para o infinito dos outros. Entre as páginas, descobrimos vozes, ideias e mundos que se tornam espelhos e janelas, ajudando-nos a compreender o que somos e o que poderíamos ser. Tal como promove a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a leitura é um direito que ilumina o pensamento e desperta a consciência, um gesto que nos humaniza e aproxima.

Nas bibliotecas escolares, o aroma das páginas e o silêncio cúmplice dos leitores criam um espaço onde o tempo parece abrandar. É ali que nascem amizades com autores, sonhos em papel e futuros imaginados. Cultivar o gosto pelos livros é semear curiosidade, empatia e esperança. Porque quem lê aprende que as histórias são mais do que letras, são pontes entre corações e sementes de mudança no mundo.

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Dia da Bolacha

Hoje celebra-se o Dia da Bolacha!

Todos os anos, a 4 de dezembro, este dia convida-nos a saborear uma das grandes delícias ao alcance do nosso paladar: as bolachas.

O Dia da Bolacha também pode ser um dia de boas leituras: um livro nas mãos, uma bolacha (ou duas) e muitos mundos para descobrir, página a página. Entre uma dentada e outra, não te esqueças de que as embalagens também têm destino: quando acabares o pacote, coloca-o no ecoponto amarelo e, sempre que possível, dá preferência a embalagens recicláveis ou reutilizáveis.

Assim, enquanto desfrutas das histórias dos livros e do sabor das bolachas, estás também a cuidar do ambiente e a ajudar a escrever um futuro mais sustentável para todos.


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Adventário – dia 4


 

C.O.L.O. "Nossas histórias, nossos autores - a importância dos autores locais"

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No próximo dia 10 de dezembro (quarta-feira), a C:O:L:O: vai contar com a presença das autoras lourinhanenses Ana Paula Almeida e Florbela Santos. A sessão terá como ponto de partida uma conversa em torno da identidade, da memória, das lendas e do resgate de histórias antigas.

Convidamos todos a mergulhar na riqueza literária do Oeste: venha conhecer os autores da nossa região ou, se também escreve, junte-se à conversa e partilhe a sua reflexão sobre o tema.

Acesso: Plataforma Zoom
Duração: 90/120 minutos
Público-alvo: maiores de 18 anos
Dinamização: Ana Antunes (Biblioteca Municipal da Lourinhã)
Inscrições: até 9 de dezembro, para: ribo@oestecim.pt

Atividades que inspiram leitores no 1.º Ciclo

Fonte: RBE

As bibliotecas escolares continuam a criar oportunidades únicas para desenvolver o prazer de ler, o pensamento crítico e a expressão criativa no 1.º Ciclo.

Destacamos um conjunto de propostas do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar (Crescer com a Leitura) que reforçam o papel da leitura como experiência partilhada, participada e profundamente formadora:

As sugestões que selecionamos convidam a mergulhar na leitura como experiência ativa, participada e criativa: explorar livros a partir de pistas ou imagens, reinventar histórias, analisar capas, debater ideias, experimentar diferentes papéis de leitor, dialogar sobre opiniões e emoções, criar textos e ilustrações, articular leitura com ciência e expressão artística, descobrir sentidos antes e depois de ouvir ler, e transformar cada obra num espaço de investigação, imaginação e partilha.

São atividades que fortalecem a compreensão, a oralidade, a escrita e o prazer de ler, enquanto promovem autonomia, participação e envolvimento da comunidade educativa.
Cada proposta reforça o compromisso das bibliotecas escolares com práticas diversificadas de leitura que estimulam autonomia, imaginação e participação.

Explore, adapte e inspire novas experiências de leitura nas suas comunidades educativas. https://www.rbe.mec.pt/np4/AcBE-Leitura-1


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03 dezembro 2025

Adventário – dia 3


 

Exposição RISCADORES na BE

Os alunos do 5.º ano concluíram a atividade “RISCADORES” e os resultados estão à vista na biblioteca escolar. Entre lápis de cor, canetas de feltro e lápis de grafite, exploraram linhas e contrastes, criando trabalhos cheios de personalidade. A exposição está patente na BE e aberta a toda a comunidade escolar. Passa por lá e deixa-te surpreender pelo talento dos nossos jovens artistas.

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Novidades na BE

 




A biblioteca escolar está cheia de livros acabadinhos de chegar, à espera de serem descobertos.
Se gostas de viajar sem sair do lugar, rir, sonhar ou até resolver mistérios, tens mesmo de passar por aqui e espreitar as nossas novidades.

Vem à BE e leva contigo uma nova aventura para ler!

Sessão de Esclarecimento: Miúdos a Votos!

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Fonte: RBE

No dia 9 de dezembro, às 18h, a equipa da iniciativa Miúdos a Votos! vai dinamizar uma sessão de esclarecimento online para todos os professores interessados em participar.

Inscrições:
https://dge-me-pt.zoom.us/webinar/register/WN_CBNCwe-tTMaveZnhbDgOmw#/registration
 

Informação-Prova Geral – atualizada a 2 de dezembro


 

02 dezembro 2025

Manual ENABLE – Prevenção e Combate ao Bullying


 

Ler fora da Escola

Fonte: RBE

Nos primeiros passos da leitura, é normal que a criança reconheça apenas algumas letras e consiga ler apenas certas palavras. 

Observar se identifica as letras que já aprendeu e se consegue ler palavras simples com essas letras ajuda a perceber como está a evoluir. Este acompanhamento dá segurança à criança e permite aos adultos ajustar o apoio diário.

Ler um pouco todos os dias, valorizar o esforço e manter um ambiente calmo são gestos que fazem a diferença. E, sempre que surgirem dúvidas ou dificuldades, falar com o professor é o melhor caminho. 

A leitura constrói-se passo a passo: com apoio, paciência e muita prática.



Adventário – dia 2


 

A leitura no mundo digital

Fonte: RBE

As práticas de leitura de crianças e jovens mudaram profundamente. Entre manuais digitais, plataformas educativas, redes sociais e conteúdos multimédia, a leitura tornou-se uma experiência dinâmica, fragmentada e exigente. 

Ler no digital não é apenas “ler no ecrã”, é compreender, selecionar, avaliar e gerir informação num ecossistema em permanente transformação. 

Porque é fundamental?
• A materialidade do ecrã modifica a leitura.
• Os hipertextos exigem escolhas constantes.
• A multimodalidade aumenta a complexidade cognitiva.
• A leitura online molda comportamentos e expectativas.

Garantir a equidade digital (acesso, motivação, competências e uso) é uma responsabilidade educativa e as bibliotecocesso. 

Leia o artigo completo no Blogue RBE: https://blogue.rbe.mec.pt/a-leitura-no-mundo-digital-3026953




Sem revistas para jovens: um desafio para a literacia mediática


 

 

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