Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

07 maio 2025

Guião para a Educação Financeira na Educação Pré-Escolar

 

O "Guião para a Educação Financeira na Educação Pré-Escolar" integra-se no Plano Nacional de Formação Financeira e visa apoiar os educadores na abordagem da literacia financeira junto das crianças, de forma lúdica e integrada nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.

  1. Contextualização e objetivos:

    • Desenvolver competências financeiras desde a infância, promovendo atitudes de poupança, partilha e planeamento.

    • Sensibilizar as crianças para o valor do dinheiro e a importância de tomar decisões conscientes em situações de consumo.

    • Envolver as famílias no diálogo sobre temas financeiros, fomentando a cooperação entre a escola e o lar.

  2. Articulação curricular:

    • Integra-se nas áreas de desenvolvimento motor, linguístico, lógico-matemático, expressivo e social.

    • Relaciona-se com a exploração da noção de número, dramatizações e jogos simbólicos, planeamento de atividades e realização de pequenos projetos.

  3. Conteúdos e atividades:

    • Identificação e classificação de moedas e notas de papel-moeda, compreendendo o seu valor relativo.

    • Criação de situações de compra e venda através da dramatização de lojas, mercados ou bancas.

    • Planeamento de um orçamento simples (ex.: escolha entre brinquedos ou lanche), estimulando a tomada de decisões.

    • Incentivo à poupança através da construção de mealheiros individuais ou coletivos.

    • Reflexão sobre necessidades e desejos, distinguindo o consumo essencial do supérfluo.

  4. Metodologias:

    • Jogos de simulação e dramatização (loja, banco, mercado).

    • Oficinas de construção de materiais (mealheiros, notas de papel-moeda, moedas de papel).

    • Narração de histórias que abordem escolhas financeiras e situações do quotidiano.

    • Registos gráficos e visuais para acompanhar a poupança.

    • Visitas de estudo ou conversas com profissionais da área financeira.

  5. Exemplos de projetos:

    • "Feira da Poupança": crianças planeiam e "vendem" produtos simples, registando receitas e despesas.

    • "Semana do Orçamento": simulação de compras para um lanche, com comparação de preços.

    • Colaboração com instituições bancárias locais para conhecer caixas multibanco e cofres reais.

  6. Avaliação e registo:

    • Observação sistemática durante as atividades e registos no portefólio individual de cada criança.

    • Autoavaliação simples, incentivando as crianças a refletirem sobre o que aprenderam e o que gostariam de explorar a seguir.

    • Sessão de partilha em grupo, onde as crianças apresentam o que aprenderam, promovendo a comunicação e a socialização.

  7. Recursos complementares:

    • Materiais simples e acessíveis (papel, cartão, caixas, frascos, rolos de cartão).

    • Leituras infantis sobre dinheiro e poupança.

    • Contactos de instituições e entidades que oferecem visitas ou materiais educativos adicionais.

       

       

      Resumo: OpenAI, 2025, ChatGPT

 

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