Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

12 outubro 2020

Recensão - "Olá! Eu sou o João. Um mundo só meu"


"Neste livro conta-se a história de uma menina, Isabel, que um dia ao entrar na escola encontrou um menino que ela não conhecia. Ele estava a brincar com um pião, um brinquedo que ela desconhecia por ser muito antigo. O menino, chamado João, parecia fascinado com o rodopiar do brinquedo e repetia o movimento vezes sem conta. A professora explicou que era um pião e que o menino era novo na escola. Pediu-lhe se podia brincar com ele e com o pião. Mas ele não respondeu como se não tivesse ouvido. Depois levantou-se, pôs-se a correr e até lhe deu um encontrão sem reparar e sem lhe pedir desculpa porque nunca dizia nada.

A Isabel ficou admirada mas a professora explicou-lhe que o João vivia num Mundo só dele e que não era por mal que não lhe respondia, nunca falava. Tinha Autismo, que era uma doença que não se via. Quando a Isabel perguntou se ele vivia num Mundo mágico a professora respondeu-lhe que era capaz de ser mesmo isso e que era preciso paciência mas que com o tempo ela ia encontrar coisas que ele gostava e que os outros meninos também gostavam.

A entrada para a sala de aula foi muito difícil porque ele não queria que lhe tocassem nem estar preso, só queria correr e rodopiar com o pião. Entretanto começou a chover muito mas no fim da aula já havia Sol. E no final do recreio a professora achou muito engraçado porque a Isabel tinha encontrado alguma coisa que ela e o João achavam divertido – que era saltarem para dentro das poças de água. Ficaram todos molhados mas encontrou-se um ponto em comum que talvez permitisse à Isabel relacionar-se com o João.
Este livro foi escrito pela Alice Vieira e com ilustrações do Paulo Guerreiro."

 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | PSD Design by Amuki