Divulgação das atividades da Biblioteca da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira (do Agrupamento de Escolas da Lourinhã).

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Embaixadores da Leitura

No passado dia 12 de Fevereiro deu-se início ao projecto "Embaixadores da Leitura" dinamizado pela Bibloteca e pelos professores de Língua Portuguesa do 3º ciclo.

Pretende-se criar um espaço informal em que os convidados, pessoas exteriores à escola, falem abertamente com os alunos sobre os livros, as leituras e a escrita, e o modo como estes influenciaram ou preenchem as suas vidas.

A primeira reunião teve como convidado especial o Sr. Rui Cipriano que veio falar com as turmas de 9º ano sobre os Amores de Pedro e de D. Inês de Castro por terras da Lourinhã. O momento foi de tal forma envolvente que os alunos "bebiam" as palavras do orador. Ficou a promessa de nova visita.




No dia 16 de Fevereiro vieram a Profª Teresa Ferreira e o ex-aluno Rúben Leitão. Foi um encontro recheado de emoção, do princípio ao fim. Acabou com todos os participantes a cantarem o poema escrito pelo Rúben, há doze anos, e acompanhado por ele à viola. A Profª Teresa deixou livros para serem lidos.



No dia 17 de Fevereiro foi uma azáfama pois à mesma hora tivémos dois grupos de embaixadores, o Sr. Rui para outra turma do 9ºano e dois elementos da Universidade Sénior de Torres Vedras, a Drª Odete Lopes e Srª D.Teresa Sarzedas que trouxeram as suas leituras de eleição.




A maratona continua!

Hoje, dia 26 de Fevereiro, tivémos o prazer de receber novamente a Profª Teresa Ferreira e o ex-aluno Rúben Leitão, para conversar com outras duas turmas do 7º ano, desta vez o encontro foi com as turmas B e D.
A profª Teresa começou a sua intervenção com uma pequena introdução cujo objectivo era levar os alunos a reflectir sobre as diferenças entre a Leitura e a Comunicação pela imagem; seguidamente apresentou os livros que mais a têm marcado no seu percurso de leitora e os motivos dessa selecção, trocando impressões com os presentes. Falou-nos, também, da forma como motivava os seus alunos, quando professora, para a leitura e a escrita e o resultado do trabalho efectuado com a turma do ex-aluno presente - a edição do livro "Jogar com as Palavras".
Depois da apresentação deste livro, colectânea de poesias da turma do Lagartinha, no ano de 1996, o Rúben falou sobre o seu percurso académico e de como as letras o têm motivado nomeadamente na escrita do seu blogue" momentos perdidos", visitado pelas turmas presentes para se inteirarem do convidado e poderem colocar-lhe questões que saciariam a sua curiosidade.
Após o momento de perguntas e respostas foi a vez do Rúben oferecer a todos o poema cantado e musicado por ele, que acompanhou o lançamento do livro "Jogar com as Palavras" há doze anos atrás. Todos acompanharam com o poema, previamente retirado do livro, que a professora Dalila Milheiro levou para a sala de aula.

Um muito obrigado a todos e em especial aos visitantes que permitiram a possibilidade de um momento interessante e motivador para os participantes que ficaram curiosos por ler algumas das obras apresentadas.



Dia 2 e 4 de Março virá de novo o Sr. Rui Cipriano, desta vez para estar à conversa com os alunos do 6º ano e ... outras surpresas estão a ser preparadas.

Estejam atentos !!!

Profª Rute Bento

0 comentários:

 

Copyright © 2010 palavras que se derretem na boca... | Premium Blogger Templates & Photography Logos | PSD Design by Amuki